Mâncio Lima Celebra 48 Anos com identidade visual que exalta riquezas naturais e culturais
- 29/04/2025

ASCOM
Marca comemorativa destaca a Serra do Divisor, etnoturismo, cultura e a força do "Povo forte e varonil", verso do hino municipal.
Em contagem regressiva para celebrar seu 48º aniversário de emancipação política, a ser comemorado no dia 30 de maio, a Prefeitura de Mâncio Lima lançou a identidade visual e o selo comemorativo das festividades.
A nova marca é um convite visual para apreciar a diversidade e a riqueza que definem o município mais ocidental do Brasil.
A identidade gráfica busca apresentar a essência de Mâncio Lima, apresentando um mosaico de seus maiores tesouros sobreposto mapa da cidade. Nela, as belezas naturais ganham destaque, com referências à imponente Serra do Divisor, elemento natural que destaca a riqueza ambiental da região, um parque nacional de biodiversidade ímpar rico em fauna e flora, elementos arquitetônicos histórico e religioso que simboliza a fé e a tradição local e, à Alameda das Águas, um dos cartões postais urbanos da cidade.
Um dos pilares da identidade é o etnoturismo, reconhecendo a importância fundamental dos povos originários para a cultura e história local. As três Terras Indígenas presentes no município – Nawa, Puyanawa e Nukini – são lembradas, ressaltando a riqueza cultural e a oportunidade de um turismo de base comunitária e sustentável.
Além das maravilhas naturais e da herança indígena, a identidade visual celebra o turismo urbano, a cultura vibrante que se manifesta nas tradições e no dia a dia da população, e a economia local, que impulsiona o desenvolvimento da região com destaque para a agricultura familiar.
“A identidade visual para os 48 anos de Mâncio Lima representa a importância de celebrar a história, as conquistas e o potencial de nossa cidade. Comemorar o aniversário da cidade é um ato fundamental para fortalecer o sentimento de pertencimento e o nosso orgulho cívico. É uma oportunidade para valorizar as raízes, reconhecer o trabalho de gerações, movimentar a economia e projetar um futuro ainda mais próspero”, destacou Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima.
As comemorações alusivas aos 48 anos de Mâncio Lima prometem agitar a cidade com uma programação extensa e diversificada, que terá início no dia 22 de maio e se estenderá até o dia 30. Durante esse período, os moradores e visitantes poderão desfrutar de uma variedade de eventos pensados para todos os públicos, incluindo atividades culturais que celebram as tradições locais, eventos de atletismo e desportivos que promovem a saúde e a integração, e momentos de fé com atividades religiosas.
A agenda contará ainda com provas de tambor, corridas de cavalo e rodeio, além da entrega de obras importantes para o município.
Destaque também para eventos que já se tornaram marcos no calendário da cidade: a tradicional Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima e o aguardado desfile cívico, militar e institucional, que celebram o desenvolvimento e a história de Mâncio Lima.
Ao destacar suas riquezas naturais, sua diversidade cultural e sua força econômica, Mâncio Lima convida moradores e visitantes a reconhecerem e apreciarem o que a cidade tem de melhor. Com esta iniciativa, a Prefeitura de Mâncio Lima reafirma o compromisso em valorizar sua identidade e convida toda a população a participar das celebrações de seus 48 anos, festejando as belezas, a cultura, gastronomia e, acima de tudo, a força de seu povo.
"Povo Forte e Varonil": Um tributo à resiliência
Um detalhe significativo incorporado à comunicação do aniversário é a frase "Povo forte e varonil". Esta expressão não é meramente um slogan, mas uma citação direta e reverente ao Hino Oficial de Mâncio Lima, cuja autoria é do saudoso Padre Edson de Oliveira Dantas. A frase evoca a garra, a resiliência e o espírito trabalhador do povo manciolimense, características que marcam a trajetória do município.