Africana reúne lideranças, cultura e fé em Rio Branco
- 11/07/2025
Com o propósito de fortalecer a fé, valorizar a ancestralidade e promover o cuidado com os territórios das comunidades tradicionais de matriz africana, será realizado, nos dias 18 e 19 de julho de 2025, o III Encontro Estadual das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana do Acre, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
O evento é gratuito, com inscrições disponíveis por meio de formulário online, e é voltado a mães e pais de santo, integrantes de casas de axé, lideranças tradicionais, pesquisadores e apoiadores da luta antirracista e da valorização das religiões afro-brasileiras.
A programação inclui mesas de debate, atividades culturais, coquetel, almoço e emissão de certificados aos participantes. Temas como saúde, racismo ambiental, combate à intolerância religiosa, liberdade de culto e acolhimento serão discutidos com a presença de líderes religiosos, representantes de órgãos públicos e movimentos sociais. Um dos destaques será a palestra do Baba Aditon, convidado especial vindo diretamente do Rio de Janeiro.
A vice-presidente do Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa, Ekedji Essindará lembra que o evento começou com um movimento modesto e hoje se consolida como símbolo de resistência e cultura. “Esse não é o primeiro. Aconteceu um encontro já de religiões de matriz africana, não tão grande como esse agora. A expectativa é que, a partir desse, as pessoas se animem e queiram participar mais, e a gente consiga fazer outros”, afirmou.
O evento é realizado pelo Alamoju, com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual Edvaldo Magalhães.
Por A Gazeta do Acre