X1 e X2 reúnem talentos em duelos emocionantes na Arena Goitacaz, em Cruzeiro do Sul
- 13/07/2025

Na Arena Goitacaz, um espaço popularmente conhecido como quadra de grama sintética, talentos do Acre promoveram duelos emocionantes em mais uma edição do X1 e X2, modalidades esportivas com fundamentos similares ao do futebol, na noite deste sábado, 12, em Cruzeiro do Sul.
Ao todo, oito duelos, entre partidas de X1 feminino e masculino, além da disputa pelo cinturão, honraria máxima da competição, foram realizadas no modelo intermunicipal, com participantes de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves.
A edição foi promovida pela Liga de Futsal 7 (Liga Fut 7), que atraiu público expressivo. Habilidade, talento e domínio dos fundamentos do futebol exibidos pelos atletas mexiam com a emoção das torcidas.
“O X1 e X2 [dirigindo-se à torcida] é isso que a gente pode observar: emoção”, definiu Mateus Praxedes, representante da diretoria da Liga. “Aqui, temos arquibancadas lotadas, com torcidas eufóricas e realizando suas apostas. É um esporte diferenciado”, argumentou.
Ele explicou que o evento deste sábado marcou o retorno das atividades da Liga Fut 7, que estavam paralisadas há quase seis meses. “Retornamos após inúmeros pedidos e apoio dos nossos patrocinadores. Uma disputa emocionante, que desperta em quem participa o desejo de retornar a essa jaula [nome usado na modalidade para descrever a quadra onde ocorrem as partidas]”, ratifica.
Emoção da disputa
A equipe de Márcia Roberta, 23 anos e moradora de Rodrigues Alves, venceu o desafio com a atleta Railine, de Cruzeiro do Sul, apesar de chegar à arena desacreditada. Para ela, o jogo coletivo tornou real a vitória sobre uma adversária conhecida pelas vitórias impostas às oponentes. “Quero agradecer à minha goleira e aos meus staffs. Sem eles, essa vitória não seria possível”, destaca.
O sentimento de orgulho também é compartilhado pelo Lucas Santiago, atleta de time masculino, que duelou contra equipe vinda de Rio Branco. “A gente sabia das dificuldades, até pela qualidade dos jogadores deles. Mas também tínhamos a ideia de se impor aqui, porque jogamos em casa, e deu tudo certo, saímos vitoriosos”, frisou.
Início em Cruzeiro do Sul
Há dois anos, a modalidade esportiva passou a ser praticada entre desportistas, em Cruzeiro do Sul, a partir de uma brincadeira entre amigos, tornando-se atualmente uma “febre” na região.
“Experimentamos a brincadeira e achamos interessante. Em seguida, organizamos um campeonato no Complexo Esportivo do Bairro do Aeroporto Velho, que se tornou um sucesso”, relata Praxedes.
História do X1, que inspira o X2
O X1, no contexto esportivo, refere-se a uma modalidade de futebol de rua que envolve duelos individuais entre dois jogadores, onde a habilidade e dribles são o foco principal.
Originário do Recife, em Pernambuco, o X1 tem ganhado popularidade em todo o Brasil, com eventos e campeonatos transmitidos em diversas plataformas, como a CazéTV.
Características
O X1 e X2 são jogos de futebol 1 contra 1, e dois contra dois, respectivamente, com ênfase em dribles e habilidades individuais.
Geralmente, os jogos são disputados em dois tempos de 15 minutos, com desempate em tiros alternados caso haja empate.
Os atletas buscam mostrar sua técnica, criatividade e ousadia no confronto direto.
Regras do X1
As regras básicas envolvem um jogador de linha e um goleiro de cada lado, com o objetivo de marcar mais gols. Em caso de empate, um shoot-out define o vencedor. A modalidade é conhecida por sua intensidade e dinamismo, com partidas disputadas em quadras pequenas ou mini campos.
Jogadores: Uma dupla de linha e um goleiro de cada lado.
Objetivo: Marcar mais gols que o adversário.
Empate: Decisão por shoot-out, onde o goleiro se posiciona na linha de fundo e o outro jogador chuta da linha central.
Tempo de jogo: Partidas com dois tempos de 5 minutos ou 30 minutos divididos em duas partes de 15.
Parada técnica: É permitida uma parada técnica de um minuto por tempo, com o tempo de jogo sendo parado durante a pausa.
Escrita por Eliel Mesquita, da redação do AgoraAcre. Fotos: AgoraAcre