Seis cidades do Acre apresentam níveis de poluição acima do recomendado pela OMS nesta terça-feira
- 22/07/2025
A manhã desta terça-feira (22) começou com alerta para a qualidade do ar em diversas cidades acreanas. Segundo dados da plataforma internacional IQAir, referência global na medição de poluição atmosférica, Rio Branco e outros cinco municípios do Acre registraram níveis de partículas finas respiráveis (PM2.5) acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a medição feita às 5h42 da manhã, a capital Rio Branco apresentava 20,6 µg/m³(microgramas por metro cúbico), o que representa um índice 4,1 vezes maior do que o recomendado pela OMS para a saúde humana.
Outros municípios também apresentaram índices elevados:
As cidades mencionadas receberam a classificação de qualidade do ar “moderada”, o que acende um sinal de atenção para a saúde da população. Nesse nível, especialistas recomendam o uso de máscaras durante atividades ao ar livre, o uso de purificadores de ar em ambientes fechados, além de evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente durante as horas mais quentes do dia.
Outros municípios do estado ou não possuem sensores ativos ou apresentam índices dentro da normalidade, segundo o monitoramento da IQAir.
Vale lembrar que os dados são dinâmicos e podem variar ao longo do dia, a depender das condições climáticas, queimadas e movimentações de massa de ar.
Redação Juruá24horas