Secretaria de Meio Ambiente reúne presidentes de bairro para tratar sobre queimadas em Mâncio Lima
- 24/07/2025

Por Fagner Silva
Com a intensificação do período de estiagem, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (24) uma importante reunião com todos os presidentes de bairro do município para tratar sobre o aumento das queimadas urbanas e rurais, que se tornam ainda mais frequentes e perigosas nesta época do ano.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente, Zaqueu Muniz da Silva, destacou que a principal preocupação é com a saúde da população, já que as queimadas agravam os casos de doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos. “Hoje, nossos hospitais estão lotados de pessoas com problemas respiratórios causados pela fumaça. Por isso, nossa prioridade é conscientizar a população para evitar as queimadas durante esse período de seca”, afirmou.
A urgência do tema ficou ainda mais evidente durante a fiscalização realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na quarta-feira (24). Em apenas um dia, foram identificados 26 focos de queimadas em diferentes bairros da cidade, a maioria ocorrendo no final da tarde. O número alarmante reforça a necessidade de ações imediatas de combate e prevenção.
Além da conscientização, a Secretaria de Meio Ambiente está criando um canal de denúncias para que a população possa informar sobre focos de incêndio ou ações irregulares. “Estamos finalizando o número do disque-denúncia e nos próximos dias vamos divulgar nas redes sociais. Estaremos atentos a qualquer ocorrência e prontos para agir junto às comunidades”, garantiu Zaqueu.
Os presidentes de bairro assumiram o papel de multiplicadores das orientações e irão repassar à comunidade as informações discutidas na reunião. “Eles serão nossos porta-vozes nas comunidades e, ao mesmo tempo, poderão trazer as demandas e dificuldades enfrentadas pelas famílias em relação a esse problema. Com essa parceria, queremos atuar de forma integrada para proteger nossa cidade e a saúde dos nossos moradores”, concluiu o secretário.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e a saúde pública, e evidencia a importância da colaboração entre poder público e comunidade no combate às queimadas ilegais.