Pioneira e exemplo de superação: Produtora Maria José, do Polo Agroflorestal, celebra conquistas com apoio da agricultura familiar em Mâncio Lima
- 25/07/2025

Por Fagner Silva
Durante a celebração do Dia Internacional da Agricultura Familiar, realizada nesta sexta-feira, 25 de julho, no Mercado Municipal José Macedo, a história da produtora rural Maria José, conhecida como Preta, emocionou o público e se destacou como símbolo de superação, trabalho e transformação social por meio do campo.
Moradora da comunidade Polo Agroflorestal, Preta é reconhecida como uma das primeiras agricultoras a vender seus produtos no Mercado Municipal de Mâncio Lima. Com dedicação e coragem, ela transformou o trabalho na terra em uma oportunidade de mudança de vida.
“Comecei com um lote, hoje já são três. Só com as plantas, vendendo aqui no mercado e para as escolas, consegui comprar meu primeiro carro. Hoje estou no segundo. E a minha moto. comprei vendendo polpa de cupuaçu”, contou com orgulho.
Emocionada, ela relembrou que, mesmo atuando como professora por muitos anos, não havia conseguido conquistar seus objetivos. Foi através da agricultura familiar que a realização pessoal e financeira se tornou possível.
“Quando era professora, não consegui realizar esse sonho. Hoje, graças à agricultura, realizei”, declarou.
A venda da polpa de cupuaçu, cultivada e processada por ela mesma, foi essencial para adquirir sua motocicleta mais um símbolo da autonomia conquistada com esforço e apoio.
Preta fez questão de agradecer à gestão municipal pelo incentivo e pelas políticas públicas que têm fortalecido os pequenos produtores rurais do município.
A equipe do prefeito tem dado muito apoio. Estão ajudando a gente a crescer. A agricultura familiar mudou minha vida”, afirmou.
Histórias como a da Preta mostram que, quando o agricultor tem oportunidade, o campo prospera e com ele, sonhos se tornam realidade.