Baixa do Rio Juruá afeta navegação e aumenta risco de acidentes

  • 26/07/2025

Baixa do Rio Juruá afeta navegação e aumenta risco de acidentes

O rio Juruá, que corta Cruzeiro do Sul e é uma das principais vias de acesso aos municípios do Alto Juruá e ao sul do Amazonas, vem enfrentando uma acentuada baixa em seu nível de água, dificultando a navegação e aumentando os riscos para quem depende do transporte fluvial.

Na manhã deste sábado (26), uma lancha que seguia em direção ao município de lpixuna, no Amazonas, acabou encalhando nas proximidades da cidade de Guajará por conta dos bancos de areia que surgem com a seca severa. O vídeo da embarcação encalhada foi enviado por uma seguidora do portal Juruá24Horas, e mostra o momento em que os passageiros precisaram aguardar a manobra para liberar o trajeto.

Além de Ipixuna, o rio também é a principal via de acesso para localidades como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Eirunepé (AM), sendo fundamental para o comércio entre Cruzeiro do Sul e esses municípios.

Com a seca, a recomendação é que a navegação ocorra somente durante o dia, para evitar acidentes. Em períodos críticos, como o registrado em 2024, o trecho do Rio Juruá nas proximidades de Cruzeiro do Sul chegou a registrar profundidade de apenas 40 centímetros, inviabilizando a passagem de embarcações de maior porte.

A previsão é de que o nível do rio continue baixando nas próximas semanas, o que deve tornar as viagens ainda mais demoradas e arriscadas, impactando diretamente a rotina de centenas de famílias ribeirinhas.

Jurua24horas 


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. café com Notícias 07 04 2025

Participação: Sammy Dias

top2
2. Café com Notícias terça 18/02/2025

Sammy Dias

top3
3. Café com Notícias 17/02/2025

Sammy Dias

top4
4. Assalto em ML e a primeira sessão da Câmara

Sammy Dias

top5
5. Preparativos para o Carnaval em Mâncio Lima 2025

Sammy Dias

Anunciantes