Caminhada Marca Início do Agosto Lilás em Mâncio Lima com Ações de Conscientização e Apoio
- 07/08/2025

Por Fagner Silva
Na manhã desta quinta-feira, 07 de agosto, Mâncio Lima deu um importante passo na luta pelo fim da violência contra a mulher com a realização da Caminhada do Agosto Lilás A mobilização reuniu autoridades, estudantes, profissionais da rede de proteção e a comunidade em geral, todos vestidos com a cor símbolo da campanha: o lilás.
A caminhada teve início em frente à Escola Belarmino de Mendonça e seguiu até a Secretaria Municipal de Saúde, onde foram realizadas falas de conscientização e reforço do compromisso coletivo contra a violência de gênero.
A secretária municipal de Assistência Social, Ângela Valente, destacou o papel da educação no enfrentamento a esse tipo de violência:
“Infelizmente, Mâncio Lima também enfrenta casos graves de violência contra a mulher, como o feminicídio registrado este ano. Por isso, nosso papel enquanto poder público é agir com firmeza, orientar, acolher e, principalmente, educar nossas crianças e adolescentes. Se queremos uma sociedade mais justa, precisamos começar agora, formando cidadãos conscientes e respeitosos”, afirmou.
Já a sargento Maria Pinheiro, da Patrulha Maria da Penha, ressaltou que o município está dando o pontapé inicial em um tema que não pode mais ser ignorado:
“Violência contra a mulher precisa ser abordada em todos os lugares: nas escolas, nos órgãos públicos e, principalmente, dentro de casa. Estamos cercados de informação, então procure, se informe. Violência não será mais permitida. Temos que meter a colher, o prato, a faca, o que for preciso. Diga não à violência contra a mulher!”
Representando a Defensoria Pública, o defensor público Dr. Euclides César reforçou que a instituição faz parte da rede de proteção e está à disposição das mulheres:
“A mulher que se sente vítima ou ameaçada pode nos procurar. Podemos pedir medidas protetivas ou atuar na defesa civil, protegendo sua dignidade e seu patrimônio. Estamos de portas abertas, assim como os demais órgãos da rede, para acolher e apoiar essas mulheres.”
A ação foi organizada pelo Setor de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Prefeitura de Mâncio Lima.
O evento marcou não só o início das atividades do Agosto Lilás no município, mas também uma forte demonstração de que Mâncio Lima está unida pela construção de uma sociedade mais segura, justa e livre de violência contra as mulheres.