Polícia Militar e Ministério Público realizam operação contra organização criminosa no Vale do Juruá
- 07/08/2025

Na manhã desta quarta-feira, uma ação conjunta da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão na região do Vale do Juruá, no Acre. A operação contou com a participação de cerca de 30 policiais da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) do 6º Batalhão.
O Capitão Thales Campos, comandante da CPE, explicou que o principal objetivo da ação foi a apreensão de aparelhos eletrônicos, como celulares, que armazenam informações importantes sobre membros de uma organização criminosa que atua na região. “Esses dispositivos são utilizados pelos criminosos para comunicação e prática de tráfico de entorpecentes”, detalhou.
Durante a operação, um indivíduo foi preso em flagrante por posse de drogas e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. Também foram apreendidos diversos materiais ilícitos, que servirão para subsidiar novas investigações e possíveis desdobramentos com novas prisões.
Para o promotor de justiça Fernando Cembranel, membro do GAECO, a parceria entre o Ministério Público e a Polícia Militar é fundamental para garantir a segurança e a paz social no Acre. “Essa operação é resultado de um trabalho de inteligência que visa combater o crime organizado de forma especializada, sobretudo na região do Juruá”, afirmou.
Fernando Cembranel ressaltou que o próximo passo é a análise pericial dos conteúdos apreendidos nos aparelhos celulares, o que poderá levar à deflagração de novas fases da operação, incluindo prisões de outros envolvidos.
O GAECO, criado para combater o crime organizado, tem realizado diversas ações em todo o estado, com destaque para a região do Vale do Juruá, onde a atuação de organizações criminosas é constante. Esta é a terceira operação do tipo realizada na região.
Redação Juruá24horas